Hoje falaremos sobre um problema que aflige todos usuários de smartphone do mundo: a Bateria!
Com o advento da internet (3G e WiFi) e de funcionalidades como GPS, músicas, câmeras, jogos, etc, os smartphones não estão dando conta do recado quando o assunto é bateria.
Pra se ter uma idéia, se você tem um smartphone e usa internet durante o dia para ler emails e atualizar suas redes sociais, sua bateria dura em média 1 dia! Isso sem contar se usarmos Youtube e Skype, aí a situação piora mais!
Ainda me lembro quando eu tinha um Nokia que só tinha serviço de voz, nem sms possuía. A bateria durava incríveis 7 dias!
É claro que não podemos comparar, mas o que poderia ser melhorado seria a bateria dos atuais smartphones.
Hoje, as baterias dos celulares são em geral, de Íon-Lítio (Lion). Essas baterias já foram uma grande evolução em relação as de Hidreto metálico de níquel (NiMH), pois armazenam 2 vezes mais energia que elas e 3 vezes mais que as promissoras Níquel Cadmio (NiCd). Além disso, são mais leves e não viciam, pois não possuem a famosa memória de carga.
A grande limitação relacionada às baterias Li-Ion é que elas "envelhecem" com o passar do tempo e de acordo com o número de recargas.
Hoje, portanto, as baterias Lion não estão mais atendendo à demanda crescente de internet móvel e de funcionalidades wireless. E isso é um grande problema!
Existem estudos para uma se criar uma bateria com maior autonomia para smartphones. Entre eles, as baterias de célula de combustível e de hidrogênio, que prometem ter uma autonomia muito maior. Porém, isso ainda está em estudo, e o preço ainda não permite colocá-las nos celulares atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário