Hoje em dia os smartphones estão na moda. A cada mês, cresce exponencialmente a venda destes telefones no mundo todo. Mas afinal, o que é um smartphone?
Pela Wikipédia (2011), Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu sistema operacional. Os sistemas operacionais dos smartphones são "abertos" (não confundir com código-fonte aberto), o que significa que é possível que qualquer pessoa desenvolva programas que podem funcionar nesses telefones. Numa tradução livre, do inglês "smartphone" - "telefone inteligente". Usualmente um smartphone possui características mínimas de hardware e software, sendo as principais: capacidade de conexão com redes de dados para acesso à internet, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal e agenda de contatos que utiliza toda a memória disponível no celular (não é limitada a um número fixo de contatos).
Com um telefone desses, podemos hoje navegar na internet em alta velocidade, assistir vídeos, enviar e receber fotos, emails e informações.
Eu sou fanático por celulares e não deixo de ter o meu smartphone. Tenho um Android, que me permite grande flexibilidade de aplicações e funcionalidades.
Existem diversas aplicações para smartphones, desde o mundo corporativo (pessoas que usam suas funções para o trabalho) até para o uso pessoal.
Além disso, hoje existe uma tendência de que os Smartphones tenham seu preço reduzido. Isto ocorre pela queda do preço do hardware e em alguns casos por isenções fiscais dos governos.
Nesta linha, podemos dizer que os Smartphones serão em breve a porta de entrada mais rápida e barata de acesso a internet para toda a população, sendo um importante instrumento de inclusão digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário